Será que o “metaverso” ainda está tão distante? Conheça cases de marcas que estão investindo nessa tecnologia

Será que o “metaverso” ainda está tão distante? Conheça cases de marcas que estão investindo nessa tecnologia

Você provavelmente ouviu falar do termo recentemente, quando o Facebook anunciou que criaria a sua própria realidade paralela, mas a verdade é que os “metaversos” já estão por aí há anos – e você talvez tenha participado de alguns. 

Por definição, um metaverso é uma realidade alternativa, na qual pessoas interagem por meio de avatares e uma experiência imersiva, seja qual for o grau dela. Isso significa que jogos como o Second Life (2003) ou VRChat (2014), que permitem socializar em um mundo virtual, também podem ser considerados metaversos! 

Contudo, até hoje nenhum dos metaversos se tornou extremamente popular em escala global. Questões como a velocidade de internet, capacidade de processamento dos computadores e surgimento das redes sociais dificultaram a aceitação em massa – pelo menos até então. 

Com o anúncio do Facebook e o avanço da tecnologia nos últimos anos, 2021 viu grandes mudanças nesse campo. A queda nos preços de óculos de VR e celulares, a chegada do 5G, assim como a evolução em inteligência artificial e internet of things prometem dar novo fôlego a essa tendência, que está sendo explorada por diversas marcas. Olha só! 

  • O projeto que está sendo desenvolvido pelo Facebook é um dos casos mais ambiciosos, que busca desenvolver um metaverso do zero. Segundo o CEO Mark Zuckerberg, nele pessoas poderão se encontrar em ambientes de trabalho virtuais, participar de reuniões, jogar jogos e até mesmo levar elementos do mundo real para a realidade digital. 
  • Em 2021, a Nike criou o espaço virtual, Nikeland, dentro do Roblox, no qual jogadores podem adquirir itens colecionáveis da marca para seus avatares dentro do jogo e participar de diversos minigames com os amigos. Nesse caso, o próprio Roblox é o metaverso!
  • O Itaú levou sua campanha de painéis de mídia, #2022emumapalavra, para dentro do GTA V! Agora, jogadores poderão encontrar outdoors da marca no mundo do jogo, assim como os da vida real, espalhados em RJ e SP. A ação também conta com diversos criadores de conteúdo, que escolheram uma palavra da hashtag para seus respectivos avatares no game. 

Com a crescente popularização dos NFT’s e das criptomoedas, os quais ajudam a suportar atividades no meio digital, cada vez mais olhos estão se voltando para essa tendência. Será que em breve estaremos tendo reuniões de trabalho no metaverso?