Inovação com um sistema de gestão personalizado
Como simplificámos a logística para a aprovação de novos projetos, auditámos e metricizámos resultados com uma única ferramenta
Serviços
O cliente
A TIM é uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil, reconhecida pela sua abrangência nacional, inovação tecnológica e compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos. Com uma ampla gama de produtos e soluções, incluindo telefonia móvel, internet fixa e móvel, além de serviços digitais, a TIM tem sido pioneira em trazer tecnologias avançadas para o mercado brasileiro, como o 5G. A sua marca é sinónimo de conectividade, experiência do cliente e responsabilidade corporativa, refletindo o seu compromisso em fornecer comunicação acessível e de alta qualidade para todo o país.
O problema
A área de PME (Pequenas e Médias Empresas) da TIM procurava uma maneira de aumentar a velocidade da sua linha interna de novos projetos. No sistema atual, cada proposta precisava passar por e-mails e apresentações de PowerPoint para obter aprovação de várias áreas, como compliance, jurídica e financeira, antes de prosseguir.
Como não havia um controle automatizado do fluxo de informações ou da resposta de cada área, o processo acabava sendo extremamente burocrático e confuso, com comunicação difícil, resultando em perda de tempo e recursos.
Para resolver essa questão de logística, a nossa solução foi desenvolver um sistema interno de auditoria totalmente personalizado para as necessidades da TIM.
Objetivos
Reduzir
Reduzir retrabalho e complexidade na esteira de inovação interna
Otimizar
Otimizar os investimentos na aprovação e execução de projetos
Modernizar
Modernizar as capacidades de governança e transparência
Automação inteligente e sistematização
Após mapearmos os fluxos logísticos da TIM, construímos um sistema personalizado baseado no modelo Kanban. Com ele, cada etapa, pendência e prazo passaram a ser devidamente notificados, em tempo real, garantindo que todas as áreas estivessem alinhadas com a linha de cada projeto. A aplicação de novos projetos também foi simplificada com um formulário modular.
Auditoria e métricas de resultados
Cada aprovação, alteração e edição feita nos projetos também passou a ser registada num painel de auditoria, enquanto dados como o número de briefings ativos por área ou tempo gasto nas etapas da linha passaram a ser exibidos num dashboard de BI.
Back e Front-end 100% personalizados
Desde a prototipagem, todo o front-end foi construído com base nas informações do manual de marca da TIM, incluindo tom de voz, termos-chave e identidade visual. O back-end, por sua vez, foi desenvolvido em C#, com suporte no Azure e compatibilidade total com as APIs da TIM, para facilitar ao máximo a integração da plataforma ao ecossistema da empresa.
Uma solução completa
Comparado com o processo vigente, o novo sistema feito sob medida oferecia maior transparência e geração de dados, mais organização e redução de custos de tempo e retrabalho para a TIM, resolvendo muitos dos problemas que a empresa enfrentava.
"Usabit foi um parceiro extremamente estratégico, pois não focou somente na solução, mas atuou e refletiu em conjunto com nosso time sobre as próprias necessidades do negócio e quais requisitos teriam mais valor naquele momento para o produto e que deveriam ser o nosso foco"
Fernando Pontes
Service Creation Director TIM