• 5 de novembro, 2019

Um dia da vida de um designer da Usabit

Este post é para compartilhar com você a rotina – se é que podemos chamar assim – de um designer aqui da empresa. É uma mistura de bagunça com organização, de prazos e entregas com tarefas voando, ajudas ao time e muito estudo. E para chegar ao resultado que você vai ler, nossos designers responderam a algumas perguntas sobre isso.

A Usabit, a usabilidade e o Design

A Usabit está vivendo uma grande transformação em 2019, quando passa a ter um time exclusivo para desenvolvimento de produtos próprios. Isso significa que nossos designers estão comandando o futuro da empresa, projetando interações para o amanhã e para hoje. 

Além de toda a preocupação com telas, seguimos a premissa de capacitar cada vez mais o time, disseminando a cultura do design para dentro e fora do nosso escopo de trabalho. O viés técnico, a base principal da pesquisa e das boas práticas, aliados aos fundamentos universais do Design são nosso alvo constante.

E, para entender melhor como é um dia de trabalho aqui na empresa, perguntamos aos nossos designers o seguinte:

  • Qual sua rotina diária de trabalho como designer?

Nossa rotina sempre traz um desafio novo. Cada novo projeto exige um novo trabalho de pesquisa, imersão e muita empatia pra tentar entender e atender o usuário. Estamos sempre cercados de designs e inspirações, da manhã até a noite. Buscar novas referências pode parecer bobo mas molda o olhar de um jeito incrível e facilita muito os processos.

  • O que você mais gosta e o que mais te enche o saco?

O mais apaixonante no design é saber um pouquinho sobre muitos universos. A cada projeto a gente se sente sabendo mais sobre tudo e isso é muito motivador. Na prática, particularmente, criar para sites e aplicativos é o que acho mais gostoso – disse Alan. O ponto “chato” é que às vezes as pessoas não entendem que o design é um processo e não uma resposta pronta e única. 😢

  • Qual foi o resultado prático que mais te deu prazer em uma entrega de design?

Tem várias formas do trabalho do designer ser recompensador na prática. Basta que uma pessoa seja impactada pelo seu trabalho para tudo valer a pena. Um resultado prático muito bom, quando falamos em design digital, é quando o usuário simplesmente gosta de usar a interface que a gente projetou. Principalmente na tela de um celular, pois ele está segurando e tocando fisicamente. O sucesso de ver uma pessoa navegando nas nossas telas com facilidade não tem preço.

  • Como ser designer reflete na sua vida pessoal?

Você passa a observar o mundo nos pequenos detalhes, observando como foi feito, seus traços e pensando o que  poderia fazer para melhorar. Você se torna uma pessoa ainda mais observadora e até um pouco crítica, principalmente nos serviços e produtos que compra. Praticamente um TOC, mantendo praticamente tudo alinhado, desde ícones no computador a talheres da mesa de jantar.

Gostou? Você pode se tornar um designer também. E, para conhecer ainda mais sobre a usabit, acompanhe este blog e siga a usabit no Instagram.

Rafael Tavares

Rafael Tavares