Troque seus dados por vantagens

Troque seus dados por vantagens

Com a popularização da internet, o aumento da quantidade de lojas online e com os novos hábitos de compras, muitas empresas foram obrigadas a inovar para se destacarem. Novas estratégias de marketing começaram a serem implantadas para atrair os clientes.

Desta forma, consumidores foram ofertados com as inúmeras vantagens oferecidas pelas empresas, com intenção de conhecer melhor o seu público, fidelizá-lo e lucrar com o volume de vendas.

As empresas sabem que os dados dos seus clientes são tão valiosos quanto os lucros. Como vimos neste post, dados têm sido a moeda de troca da atualidade.

Vamos destacar neste post 5 marcas ou segmentos que nos concedem benefícios em troca de colher os nossos dados.

O Beblue é uma plataforma para pagamentos em estabelecimentos comerciais físicos credenciados que gera cashback (dinheiro de volta) para o usuário em todas as compras. É preciso se cadastrar, baixar o aplicativo para Android ou iOS e preencher algumas informações cadastrais, em especial o CPF, que é a principal forma de identificar o comprador.

O Méliuz é uma startup brasileira que disponibiliza de forma gratuita cupons de desconto em diversas lojas online e devolve em dinheiro para o cliente. Parte do valor gasto em compras volta direto para a conta bancária (mais um conceito cashback). Ele possui mais de 3.000 lojas parceiras e devolveu mais de R$ 94 milhões aos clientes. A base de dados dos consumidores cadastrados no programa é de 12 milhões.

Drogarias e supermercados. Grande parte das farmácias, drogarias e rede se supermercados tem cartões fidelidade ou um banco de dados que cadastra CPF e telefone ou e-mail dos clientes para conceder descontos de acordo com cada perfil. Elas ainda fazem um controle do que adquirimos e sabe por exemplo quais laboratórios farmacêuticos, marcas, produtos mais consumimos, e em cima desses ns oferece descontos e promoções personalizadas.

Aplicativos. Quando baixamos apps estamos permitindo que tenha acesso ao nosso aparelho de celular. Ele passa a saber nossa localização, nossos costumes, fotos, entre outras coisas. Um bom exemplo é o querido Whatsapp, que você não paga dinheiro para usar, aceita os termos de uso e coleta de dados.

Eletrodomésticos. Esta é considerada uma das maiores surpresas para os consumidores: nossas smart Tvs escutam nossas conversas. Algumas marcas de televisores como a Samsung, captam o áudio ambiente e colhem nossas conversas, que podem ser transmitidos para serviços de terceiros.

Estamos cercados de produtos e serviços que colhem nossos dados, conhecem nossos passos e preferências. Apesar de ser extremamente chato, precisamos ler os termos de uso que são aceitos quando compramos um produto que se conecta à internet, por exemplo. Assim, devemos estar sempre atentos ao nosso comportamento online e o que ou quem permitimos que nos conheçam, mesmo que em troca sejamos beneficiados com algumas vantagens.