fbpx
O que muda para pessoas e empresas com a chegada do 5G?
Inovação

O que muda para pessoas e empresas com a chegada do 5G?

25 nov, 2021 por Pedro Landeira

Você já deve ter ouvido que o 5G está cada vez mais perto, chegando para trazer grandes transformações – e talvez até tenha ouvido falar sobre o leilão da Anatel, que ocorreu entre as operadoras. Mas como sequer funciona essa tecnologia? 

Assim como o 4G, o 5G é uma rede sem fio, construída a partir de frequências de rádio. A diferença é que no caso do 5G essas frequências são bem mais altas, o que as torna capazes de transmitir informações até 100 vezes mais rápido. 

Para as pessoas que comprarem um celular compatível com essa nova tecnologia, isso significa que um arquivo de 25GB, que atualmente leva cerca de 25 minutos para baixar via 4G, poderá ser baixado em apenas 21 segundos!

Já no mundo dos games, o 5G representa latências mais baixas, na ordem de 5 a 20 milissegundos, em comparação à média de 60 milissegundos do 4G – reduzindo quase totalmente o lag. 

Por fim, a chegada do 5G também deve dar grande impulso para as tecnologias do tipo Internet of Things, aumentando a conectividade entre dispositivos. 

Assim, as cidades poderão ter iluminação pública automática, sensores meteorológicos e carros automatizados, por exemplo. As casas, por sua vez, serão tomadas por geladeiras, televisores, caixas de som e lâmpadas inteligentes, as quais poderão ser controladas por comandos de voz ou um clique no celular! 

E para as empresas, o que muda? No universo dos negócios o 5G traz muitas oportunidades em diversos segmentos e várias marcas já estão investindo!

  • A Amazon se juntou com a Verizon para lançar uma rede de mais de 3000 satélites que vai levar o 5G a partes remotas do mundo, incluindo zonas rurais, sem a necessidade de torres ou cabos subterrâneos

Tem um projeto?

De tudo que podemos desenvolver, o mais importante é o potencial do seu negócio.

Conte-nos sobre seu projeto