fbpx
Um novo mundo: inovar para sobreviver no pós COVID-19
Inovação

Um novo mundo: inovar para sobreviver no pós COVID-19

9 jun, 2020 por Rafael Tavares

O mundo passa por uma espécie de “seleção natural” através de um desafio grande, equiparado a um dos maiores de nossa história. E é em momentos assim que parte sobrevive, parte não. A pergunta que fica é: o que você está fazendo para sobreviver? Lives, videoconferências, atendimento digital ao cliente, sites de vendas online, home office. É disso que vamos falar aqui.

Enquanto a cura para a COVID-19 não chega, temos sido bombardeados de tanta informação sobre os cuidados que se deve tomar. Todos devem se adaptar ao atual momento com um único objetivo: ficar o mais isolado possível e evitar deslocamentos desnecessários, bem como aglomerações. Muito tem se falado sobre esta adaptação no modo em que vivemos. Prevenção, isolamento, higiene… Mas existem outras adaptações essenciais e obrigatórias que já estão em curso e mudarão nossas vidas, como um divisor de águas.

Infelizmente, as estruturas mais frágeis são as mais abaladas e as que têm mais necessidade e dificuldade para contornar problemas como uma pandemia. 

Neste momento de reinvenção, novas oportunidades estão surgindo e é necessário estar atento a elas para a sobrevivência de negócios. As pessoas encontrarão novos hábitos e soluções para novos problemas e novos negócios surgirão como fruto deles. Novos produtos e serviços estão chegando ao mercado e a proteção individual através de máscaras tem sido um bom exemplo. Agora, precisamos de no mínimo 210 milhões de máscaras imediatamente para a população. A higienização fez a busca por álcool em gel zerar os estoques, causando a transformação de indústrias para suprir a demanda. Empresas se adaptaram com novos produtos, como esquadrias de proteção nos balcões de lojas. Profissionais que perderam seus empregos foram novamente contratados, ainda que lentamente, com novas funções para manter o isolamento e a sanitização de ambientes.

mudanças para atender ao cliente
O Grupo Seleto (RJ) em demonstração

Os impactos do isolamento despertaram para novas formas de trabalhar, agora, mais do que nunca, dependentes da tecnologia e da internet. Já não há mais a opção de não se conectar. Os provedores de conexão ampliaram seus negócios, a estrutura de dados precisou ser reforçada. Suas ações valorizaram na Bolsa.

Hotéis transformaram seus quartos em escritórios, substituindo camas por mesas de trabalho. A lei da sobrevivência, mais uma vez presente, se mostra para a garantia do futuro. A cultura americana do drive thru se amplia, à medida que se reduz o trabalho dos garçons. É a mais pura renovação, tão presente em tudo que vive na natureza.

Seguindo uma tendência do mercado de trabalho, muitas empresas adotam o home office há muito tempo: é o caso da Usabit, que possui colaboradores espalhados por estados brasileiros e até mesmo no exterior. Segundo Rafael Tavares, CEO da Usabit, a empresa dá o exemplo e faz questão de seguir à risca as recomendações da OMS, permanecendo com o escritório fechado. “Temos total consciência de que o momento é de cuidar de nós mesmos e dos outros. Para isso, adequamos nosso trabalho, neste momento, a 100% home office, sendo que trabalhar remoto já é uma realidade para a Usabit. O nosso colaborador está acostumado a trabalhar desta forma”, diz. 

Usabit oferece serviços inovadores para inserir sua empresa no mundo digital 

Mesmo com a crise econômica, a Usabit possui um posicionamento diferenciado e faz questão adotar medidas que valorizem todos os envolvidos no trabalho: mantém o compromisso de pagar em dia todos os seus fornecedores, além de realizar projetos de qualidade indiscutível para que seus clientes batam suas metas. Ou seja, a Usabit realmente entrega resultados.

E, num momento em que praticamente todos estão conectados em seus smartphones e toda a sociedade é obrigada a se adaptar a esta nova realidade, a sua empresa precisa fazer parte do mundo digital. Como disse, o mundo passa por uma espécie de “seleção natural”. E é em momentos assim que parte sobrevive, parte não. A pergunta que fica é: o que você está fazendo para sobreviver? Não há mais tempo!

Você sabia que existem muitas soluções para os mais variados segmentos? Lives, videoconferências, atendimento digital ao cliente, sites de vendas online … Existe um mundo de serviços inovadores que podem gerar resultados muito positivos para a sua marca. Quer saber como se encaixar neste universo? Fale com a gente

Tem um projeto?

De tudo que podemos desenvolver, o mais importante é o potencial do seu negócio.

Conte-nos sobre seu projeto