fbpx
Como fazer um site de sucesso? Temos 8 dicas práticas para você!
Made in Usabit

Como fazer um site de sucesso? Temos 8 dicas práticas para você!

26 mar, 2021 por Pedro Landeira

Hoje em dia qualquer empresa precisa estar na internet em alguma medida. Afinal, o comportamento dos consumidores já não é o mesmo da década de 90 ou ainda dos anos 2000, e é no mundo online que a grande maioria dos clientes estará procurando pelo seu serviço ou produto. Então, se você está pronto para criar o site dos seus sonhos e quer garantir que tudo fique nos trinques, veio ao lugar certo! 

Na lista abaixo, compartilhamos alguns dos tópicos mais importantes que temos em mente quando fazemos um site na Usabit! 

1 – Mantenha o site rápido

Pesquisas mostram que sites que demoram mais de 3 segundos para carregar tem queda significativa na retenção de visitantes. Por isso, comprima imagens para evitar que fiquem muito pesadas e busque fazer sites com estruturas simples, que não exijam muitos dados móveis para carregar, por exemplo. 

Para conferir se o tempo de carregamento do seu site é rápido o bastante ou precisa ser ajustado, use o Google Pagespeed Insights

2 – Otimize o site para uso em dispositivos móveis

Como fazer um site de sucesso? Crie um site responsivo, otimizado para dispositivos móveis

Segundo a plataforma de dados alemã, Statista, os dispositivos móveis eram responsáveis por cerca de 50% de todo o tráfego na internet ao final de 2020. Ou seja, metade dos visitantes do seu site provavelmente estarão fazendo o acesso por meio de um tablet ou smartphone. 

Por isso, investir em um site responsivo, que adeque o conteúdo de acordo com o tamanho de tela disponível, ou em uma versão mobile dedicada é fundamental para conseguir conquistar grande parte do público!

3 – Considere o objetivo do site

Existem vários formatos de site possíveis e cada um deles se encaixa melhor com determinado tipo de proposta. Portanto, antes de começar a planejar o fluxo de visitantes, considere qual é o seu objetivo. 

Quer apresentar informações sobre a sua marca ou empresa? Então tente fazer algo mais estático, como um site institucional. A sua ideia é fazer vendas online? Nesse caso, provavelmente será necessário construir algo mais complexo, como um e-commerce. Se a sua meta é produzir conteúdo, um blog provavelmente é a melhor opção. 

Esse é o tipo de decisão que precisa ser tomada antes do começo do projeto para evitar grandes dores de cabeça no futuro! 

4 – Organize os menus e pense na trajetória do usuário (UX)

Garantir que o site tenha navegabilidade orgânica e intuitiva é uma das medidas mais importantes para que a experiência do usuário seja positiva. Por isso, ao montar a interface e estrutura do site, busque manter as informações organizadas em menus fáceis de entender e evite poluir as páginas com muitos botões ou Calls to Action (CTAs). 

Além disso, não esqueça de planejar a trajetória que os visitantes farão quando entrarem no site. Pense em como o conteúdo de cada página pode se complementar e em como guiar os usuários por um caminho que faça sentido. Considere, por exemplo, que informações e CTAs devem estar destacados na sua Home Page e para que seção do site você gostaria que os visitantes fossem direcionados logo em seguida. 

Quer que eles aprendam mais sobre a sua marca? Que assinem um formulário de venda? Ou que consumam o conteúdo do seu blog?

5 – Use uma identidade visual coesa

Um site bem apresentado, com uma identidade visual forte e padronizada passa muito mais confiança e profissionalismo. Se a sua empresa já tem uma identidade consolidada, não deixe de usá-la no seu site! É verdade que o mundo digital está saturado de conteúdo, mas o reconhecimento de marca continua sendo uma métrica indispensável. 

Por outro lado, se o seu negócio ainda não tem uma identidade visual estabelecida, esse é o momento perfeito para criar uma. Um bom começo é focar em elementos como a tipografia, paleta de cores, logo, iconografia e estilo fotográfico – sempre buscando manter tudo harmonizado para comunicar a essência da marca. 

É importante ressaltar que esse processo não é nada trivial! Então, se tiver a oportunidade, não deixe de investir em um especialista de design para isso. 

6 – Faça o SEO para o seu site

SEO significa Search Engine Optimization. Esse é um conjunto de técnicas que podem ser usadas para influenciar buscadores como o Google e melhorar o posicionamento do seu site no ranking de resultados para pesquisas.  

Exemplos de práticas de SEO incluem repetição de palavras-chave ao longo das páginas, edição da meta descrição e URL, divisão do conteúdo em subtítulos e distribuição de links internos e externos ao longo do site. A lista de melhorias possíveis é longa, mas algumas ferramentas de CMS, como o WordPress, permitem a instalação de plugins que ajudam bastante com essa etapa. 

Aqui na Usabit, usamos o plugin Yoast SEO

7 – Use um Content Management System (CMS)

Como fazer um site de sucesso? O Uso de um CMS como o WordPress é uma das nossas 8 dicas!

O CMS é um conjunto de ferramentas reunidas em um único software, usadas para criar e gerenciar sites sem precisar programar. Na prática, acessando uma plataforma de CMS, você consegue adicionar e excluir conteúdos no site, alterar layouts, mudar a formatação de textos e muito mais, por meio de uma interface intuitiva e amigável – o que facilita muito a manutenção do site no dia a dia!

O WordPress é o nosso CMS de escolha na Usabit, mas existem diversas boas opções, como o Joomla, por exemplo. 

8 – Escolha um bom site de hospedagem

A hospedagem é responsável por armazenar o conteúdo do seu site de forma segura. Escolher a opção correta aqui é crucial, pois é isso que garante que seu site ficará no ar 24h por dia, sem grandes sustos. 

HostGator, GoDaddy e Hostinger são algumas das empresas de hospedagem mais consolidadas do mercado! 

Concluindo…

Como você pode ver, apesar deles estarem em todo lugar, fazer um site bem feito não é tarefa fácil! As dicas que listamos nos servem muito bem no dia a dia e com certeza ajudarão quem quiser encarar o desafio sozinho. Ainda assim, se for possível, normalmente vale a pena deixar esse processo nas mãos de uma equipe especializada para garantir os melhores resultados. Mesmo porque nem sempre um site é a melhor opção para os seus objetivos!

Quer nos contar sobre a sua ideia para o site? É só clicar na chamada aqui embaixo! 

Tem um projeto?

De tudo que podemos desenvolver, o mais importante é o potencial do seu negócio.

Conte-nos sobre seu projeto