Como as maiores empresas do mundo estão usando Inteligência Artificial para impulsionar seus negócios?

Como as maiores empresas do mundo estão usando Inteligência Artificial para impulsionar seus negócios?

Quando o assunto é inteligência artificial, às vezes as pessoas acabam se assustando. Mas a verdade é que – pelo menos por enquanto – não precisamos nos preocupar! As inteligências artificiais apenas aprendem, basicamente, com a experiência da repetição.

E então porque se fala tanto nisso? O grande benefício de uma I.A. é que podemos alimentá-la com milhões de informações rapidamente, tornando-a muito capacitada na execução de uma tarefa específica em um curto período de tempo.

Por esse motivo, as I.A.’s têm grande potencial de substituir o trabalho humano em tarefas repetitivas, volumosas e computadorizadas; com a vantagem de nunca se cansarem ou cometerem erros.

Mundo afora, essas tecnologias têm ganhado cada vez mais tração como forma de alavancar o modelo de negócios de diferentes marcas:

▶️ A AliExpress, maior empresa de e-commerce chinesa, usa I.A. para prever intenções de compra e sugerir produtos aos consumidores. A personalização de descrições, faixas de preço e ofertas que o novo sistema entrega aumentou a performance da loja em 20%.

▶️ O Facebook usa inteligência artificial para monitorar e remover posts com conteúdo impróprio faz tempo, mas agora também oferece uma ferramenta para prever possíveis focos de discussões nocivas e alertar administradores de grupos e páginas na rede social.

▶️ A Waymo, que faz parte do mesmo conglomerado que a Google, já está testando carros dirigidos por I.A. com público aberto nos EUA. A Ford, por sua vez, firmou parceria com o Walmart para fazer entregas de compras usando carros autônomos.

▶️ Conhece a Alexa? A Amazon agora vai permitir personalizar a sua inteligência artificial para exibir apenas restaurantes vegetarianos ou dar notícias sobre seu time de futebol, por exemplo. A atualização também promete ser totalmente integrada ao novo robô, Astro, da mesma empresa, o qual poderá identificar possíveis problemas na casa – como um princípio de incêndio ou uma invasão – e alertar o seu dono.