Inovação com um sistema de gestão sob medida
Como simplificamos a logística para aprovação de novos projetos, auditamos e metrificamos resultados com uma única ferramenta
Serviços
O Cliente
A TIM é uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil, reconhecida por sua abrangência nacional, inovação tecnológica e compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos. Com uma ampla gama de produtos e soluções, incluindo telefonia móvel, internet fixa e móvel, além de serviços digitais, a TIM tem sido uma pioneira em trazer tecnologias avançadas para o mercado brasileiro, como o 5G. Sua marca é sinônimo de conectividade, experiência do cliente e responsabilidade corporativa, refletindo seu compromisso em fornecer comunicação acessível e de alta qualidade para todo o país.
O problema
A área de SMB (Small and Medium-sized Business) da TIM buscava uma maneira de aumentar a velocidade de sua esteira interna de novos projetos. No sistema vigente, cada proposta precisava tramitar via e-mails e PPT’s para adquirir a aprovação de diversas áreas, como compliance, jurídica e financeira, antes de seguir adiante.
Como não havia controle automatizado do fluxo de informações ou da resposta de cada área, o processo inteiro acabava sendo extremamente burocrático e confuso, de difícil comunicação, gerando perda de tempo e recursos.
Para resolver essa questão de logística, nossa solução foi desenvolver um sistema interno de auditoria totalmente personalizado para as necessidades da TIM.
Objetivos
Reduzir
Reduzir retrabalho e complexidade na esteira de inovação interna
Otimizar
Otimizar investimentos na aprovação e execução de projetos
Modernizar
Modernizar as capacidades de governança e transparência
Automação inteligente e sistematização
Após mapear os fluxos logísticos da TIM, construímos um sistema personalizado baseado no modelo Kanban. Com ele, cada etapa, pendência e prazo passou a ser devidamente notificado, em tempo real, garantindo que todas as áreas estivessem alinhadas com a esteira de cada projeto. A aplicação de novos projetos também foi simplificada com um formulário editável.
Auditoria e metrificação de resultados
Cada aprovação, alteração e edição feita nos projetos também passou a ser registrada em um painel de auditoria, enquanto que dados como o número de briefings ativos por área ou tempo gasto nas etapas da esteira passaram a ser exibidos em um dashboard de BI.
Back e Front-end 100% personalizados
Desde a prototipação, todo o front-end foi construído em cima das informações do manual de marca da TIM, incluindo tom de voz, termos chave e ID visual. O back-end, por sua vez, foi desenvolvido em C#, com sustentação em Azure e suporte total às API’s da TIM, a fim de facilitar ao máximo a incorporação da plataforma ao ecossistema da empresa.
Uma solução completa
Em relação ao processo vigente, o novo sistema feito sob medida oferecia maior transparência e geração de dados, mais organização, além de menos custos de tempo e retrabalho para a TIM, solucionando grande parte dos problemas que a empresa enfrentava.
"Usabit foi um parceiro extremamente estratégico, pois não focou somente na solução, mas atuou e refletiu em conjunto com nosso time sobre as próprias necessidades do negócio e quais requisitos teriam mais valor naquele momento para o produto e que deveriam ser o nosso foco"
Fernando Pontes
Service Creation Director TIM