Inovação com um sistema de gestão sob medida

Como simplificamos a logística para aprovação de novos projetos, auditamos e metrificamos resultados com uma única ferramenta

O Cliente

A TIM é uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil, reconhecida por sua abrangência nacional, inovação tecnológica e compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos. Com uma ampla gama de produtos e soluções, incluindo telefonia móvel, internet fixa e móvel, além de serviços digitais, a TIM tem sido uma pioneira em trazer tecnologias avançadas para o mercado brasileiro, como o 5G. Sua marca é sinônimo de conectividade, experiência do cliente e responsabilidade corporativa, refletindo seu compromisso em fornecer comunicação acessível e de alta qualidade para todo o país.

O problema

A área de SMB (Small and Medium-sized Business) da TIM buscava uma maneira de aumentar a velocidade de sua esteira interna de novos projetos. No sistema vigente, cada proposta precisava tramitar via e-mails e PPT’s para adquirir a aprovação de diversas áreas, como compliance, jurídica e financeira, antes de seguir adiante.

Como não havia controle automatizado do fluxo de informações ou da resposta de cada área, o processo inteiro acabava sendo extremamente burocrático e confuso, de difícil comunicação, gerando perda de tempo e recursos.

Para resolver essa questão de logística, nossa solução foi desenvolver um sistema interno de auditoria totalmente personalizado para as necessidades da TIM.

Objetivos

1

Reduzir

Reduzir retrabalho e complexidade na esteira de inovação interna

2

Otimizar

Otimizar investimentos na aprovação e execução de projetos

3

Modernizar

Modernizar as capacidades de governança e transparência

Automação inteligente e sistematização

Após mapear os fluxos logísticos da TIM, construímos um sistema personalizado baseado no modelo Kanban. Com ele, cada etapa, pendência e prazo passou a ser devidamente notificado, em tempo real, garantindo que todas as áreas estivessem alinhadas com a esteira de cada projeto. A aplicação de novos projetos também foi simplificada com um formulário editável.

Auditoria e metrificação de resultados

Cada aprovação, alteração e edição feita nos projetos também passou a ser registrada em um painel de auditoria, enquanto que dados como o número de briefings ativos por área ou tempo gasto nas etapas da esteira passaram a ser exibidos em um dashboard de BI.

Back e Front-end 100% personalizados

Desde a prototipação, todo o front-end foi construído em cima das informações do manual de marca da TIM, incluindo tom de voz, termos chave e ID visual. O back-end, por sua vez, foi desenvolvido em C#, com sustentação em Azure e suporte total às API’s da TIM, a fim de facilitar ao máximo a incorporação da plataforma ao ecossistema da empresa.

Uma solução completa

Em relação ao processo vigente, o novo sistema feito sob medida oferecia maior transparência e geração de dados, mais organização, além de menos custos de tempo e retrabalho para a TIM, solucionando grande parte dos problemas que a empresa enfrentava.

"Usabit foi um parceiro extremamente estratégico, pois não focou somente na solução, mas atuou e refletiu em conjunto com nosso time sobre as próprias necessidades do negócio e quais requisitos teriam mais valor naquele momento para o produto e que deveriam ser o nosso foco"

Fernando Pontes

Service Creation Director TIM

Quer alcançar esses
mesmos resultados?

Fale conosco