fbpx
8 plugins do WordPress que você precisa instalar!
Made in Usabit

8 plugins do WordPress que você precisa instalar!

24 jun, 2021 por Pedro Landeira

O WordPress é a ferramenta mais utilizada no mundo para a construção de sites. E embora haja muitas causas para o sucesso da plataforma, os plugins com certeza estão entre alguns dos fatores mais importantes. Atualmente, já são mais de 50 mil opções que podem ser instaladas para adicionar novas funcionalidades ao WordPress! 

Contudo, com tantas alternativas, é comum que novos usuários tenham dificuldade para escolher quais plugins utilizar, especialmente considerando que muitos deles desempenham papéis similares. 

Sendo assim, reunimos uma lista montada pela equipe da Usabit com 8 plugins do WordPress gratuitos que você pode usar para impulsionar o sucesso do seu site! 

1 – Elementor Page Builder

Plugins do WordPress: Elementor Page Builder para construção de sites
Fonte: WordPress.org

O WordPress já simplifica consideravelmente o processo de montar um site, eliminando a necessidade de saber programar com o seu WordPress Block Editor, ou Gutenberg. Contudo, para muitos usuários, a navegação nos menus da plataforma e a construção de páginas por meio da ferramenta ainda podem gerar dores de cabeça. 

O Elementor, portanto, é um plugin que descomplica ainda mais a criação de sites! Por meio de sua interface intuitiva, você consegue criar páginas rapidamente ao arrastar e posicionar diversos blocos de conteúdo (como títulos, textos, vídeos, imagens, botões, carrosséis e muitos outros) dentro da tela. 

Esse processo, apesar de ser similar ao do Gutenberg, oferece muito mais atalhos para a criação do site, além de ser mais orgânico e intuitivo. 

Para completar, o Elementor ainda oferece centenas de templates, ícones, fontes, backgrounds e paletas de cores customizáveis para ajudar a criar um design atraente! Não é à toa que esse é um dos plugins mais utilizados no WordPress! 

Na Usabit, contudo, nós não utilizamos o Elementor, e sim o Advanced Custom Fields (ACF)! Como o código dos sites que criamos é feito diretamente pelos programadores da nossa equipe, o Elementor acaba limitando nossas opções de desenvolvimento. Com o ACF, por outro lado, somos capazes de criar qualquer site que imaginarmos! E ainda podemos torná-lo facilmente editável, com a criação de campos personalizados que o plugin oferece. 

Se você tiver desenvolvedores dedicados na sua equipe e, assim como nós, quiser extrair o máximo do WordPress, o ACF é uma excelente ferramenta. 

2 – Wordfence 

Se você nunca criou um site, provavelmente se surpreenderá com a quantidade de tentativas de invasão que ele sofrerá. Às vezes podem ser dezenas de ataques em um único dia!

Por isso, é extremamente necessário instalar um plugin que ajude a manter seu site seguro. E neste departamento, o Wordfence é uma das opções mais recomendadas, funcionando como um firewall e detector de malware desenvolvido especificamente para o WordPress. Esse plugin ainda inclui procedimentos para autenticação de dois fatores e funcionalidades para notificar o dono do site via e-mail sempre que houver algum problema!

Se você quiser ainda mais segurança, a versão paga do Wordfence também pode ser ativada. Com ela, você adiciona funções como bloqueio de IP’s, atualizações em tempo real e scans de reputação para o seu site. 

3 – Antispam Bee

O próximo na nossa lista de plugins do WordPress é Antispam Bee! Simples e eficiente, esse é um plugin que impede bots ou usuários mal intencionados de fazerem spam nas seções do seu site abertas a comentários de visitantes. 

Se você tiver um blog, esse plugin é essencial! Além de contribuir com organização, o Antispam Bee gera dados sobre a atividade de spam e permite delimitar os idiomas nos comentários do seu site!

4 – WPforms

Plugins do WordPress: WpForms para criação de formulários no WordPress
Fonte: Wpforms.com

Em muitos casos, o site de uma empresa funciona como um dos principais canais para se comunicar com o cliente – seja para adquirir novos leads, tirar dúvidas ou aceitar pedidos de orçamento. E nessas situações, o uso de formulários é muito comum. 

Para criar formulários de forma simples e rápida no WordPress, o plugin WPforms é uma das melhores opções! Nele, você pode estruturar as perguntas e seções que quiser em um modelo drag and drop, com blocos de conteúdo para textos, imagens, campos de e-mail, questões de múltipla escolha, entre outros. 

O plugin oferece dezenas de templates, ferramentas para rastrear jornadas do cliente e ainda permite visualizar todas as mudanças realizadas em tempo real.

Quando estiver satisfeito com o resultado, basta selecionar para qual e-mail quer que as respostas sejam enviadas e adicionar o formulário à página do WordPress de sua escolha usando o widget do WPforms! 

Vale lembrar: usuários que queiram extrair ainda mais do plugin também podem usar sua versão paga para fazer integrações com outras aplicações, como Slack, Google Sheet e MailChimp. 

Na Usabit, usamos o Contact Form 7, que é um dos plugins mais antigos para criação de formulários no WordPress. Em termos de funcionalidades ele é muito próximo ao WPforms, mas para usá-lo da forma correta é necessário um pouco de conhecimento de programação. 

Com qualquer uma dessas opções você estará muito bem servido no quesito formulários! Contudo, se sua equipe não tiver um programador dedicado, recomendamos usar o WPforms!

5 – All in One WP Migration

Um plugin para backups! Como no caso do seu computador, manter uma cópia dos arquivos é a melhor forma de se precaver. Afinal, apesar de ser o maior CMS, o WordPress não é a prova de falhas. Caso seu site seja hackeado, seu serviço de hospedagem saia do ar ou algum update cause uma queda na plataforma, você com certeza vai preferir manter todo o trabalho que construiu. 

Com um plugin como o All in One WP o processo de backup se torna simples e direto. A cópia dos seus arquivos é toda gerada pelo plugin e pode ser enviada para dezenas de aplicações, incluindo Dropbox e Google Drive, ou baixada direto para o seu computador. 

O All in One WP também permite que você crie uma cópia do seu site para fins de testes ou faça a migração do conteúdo para outro domínio de forma rápida, por meio de sua função para importação de arquivos. 

Uma outra alternativa muito bem avaliada entre os plugins do WordPress é o Updraft Plus, que é dedicado exclusivamente aos backups. Ele vem com um plano gratuito, que já permite configurar quais arquivos devem ser salvos e com que frequência. Contudo, também oferece um plano pago, que adiciona funções mais complexas como suporte para cópia e migração de sites, criptografia de banco de dados e backups incrementais. 

6 – Yoast Duplicate Post

Aqui está um plugin que deveria fazer parte do WordPress originalmente! Como o nome já indica, o Yoast Duplicate Post simplesmente permite que você duplique um post de blog ou página do seu site. Nada mais, nada menos. 

Apesar de não ser algo que você utilizará o tempo todo, esse plugin servirá para poupar muito tempo na hora de criar páginas com formatações similares. 

7 – Yoast SEO 

Plugins do WordPress: YoastSEO para SEO em páginas de site e blogposts

SEO significa Search Engine Optimization; uma prática essencial no mundo digital. Trata-se de um conjunto de técnicas que podem ser usadas para influenciar buscadores como o Google e melhorar o posicionamento do seu site no ranking de resultados para pesquisas.

Mas fique tranquilo! Apesar de esse ser um assunto complexo, você não precisa ser um especialista em marketing digital para conseguir fazer um bom SEO para seu site. O plugin Yoast SEO, além de guiar o usuário e indicar quais mudanças precisam ser feitas – o que é muito bom para iniciantes -, ainda simplifica enormemente o processo de otimização para ferramentas de busca.

Para editar a URL de cada página, definir palavras-chave, alterar meta descrições e melhorar seu posicionamento, basta preencher os campos de informação do Yoast SEO e ficar de olho nos feedbacks dados pelo plugin! No caso de posts de blog, a ferramenta também faz uma análise de legibilidade, para que você possa ajustar a complexidade do texto de acordo com o seu público. 

Uma alternativa ao Yoast SEO, que vem ganhando algum destaque recentemente, é o RankMath, cujo destaque é o maior número de funcionalidades gratuitas. Portanto, se você está familiarizado com SEO e quer ter mais ferramentas à sua disposição, esse plugin pode ser uma boa alternativa! 

8 – MonterInsights

Plugins do WordPress: Monster Insights para integração com Google Analytics
Fonte: affde.com

Para saber se seu site tem tido o desempenho esperado, você precisará olhar para os dados; e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio do Google Analytics. 

Contudo, para usuários que não estão acostumados com práticas de marketing digital, pode ser que a ferramenta do Google acabe se tornando um problema ao invés de uma solução. Afinal, o dashboard da plataforma não é muito amigável ou intuitivo e sua instalação depende da inserção de um pequeno snippet no código do seu site. 

Felizmente, mais uma vez existem plugins que podem facilitar esse processo! O MonsterInisights, além de simplificar a ativação da tag do Google Analytics, também permite visualizar os dados mais importantes do seu site direto no WordPress. 

Por meio de seu dashboard, esse plugin consegue exibir toda a informação relevante para o crescimento do seu site de forma clara e limpa, apresentando gráficos e estatísticas bem compartimentadas. 

Com ele, você poderá acompanhar a faixa etária de seus visitantes, a forma como eles encontram seu site, as páginas que são mais acessadas, os horários de maior movimento, o resultado de seus formulários de conversão e muito, muito mais! 

Concluindo…

Independente se você estiver melhorando seu site atual ou criando um novo, esses plugins do WordPress certamente serão de grande ajuda! Afinal, suas funcionalidades são amplas o bastante para contribuírem com a grande maioria das páginas web.

Por fim, se você preferir deixar o seu site com uma equipe de profissionais, clique na chamada aqui embaixo e nos conte sobre seu projeto!

Tem um projeto?

De tudo que podemos desenvolver, o mais importante é o potencial do seu negócio.

Conte-nos sobre seu projeto